19 de Abril – Dia do Índio

Quando pensamos em criança, seja ela da zona urbana, da zona rural ou de comunidades indígenas, associamos brinquedo e brincadeira.Nesse contexto do faz-de-conta, o Cera, considerando as possibilidades de trabalho que envolvem as diversas características culturais e sociais dos grupos de crianças, desenvolve, no período de 11 a 15 de abril, a Semana Indígena, dentro do projeto “O dia do Índio”. O projeto, que vai além da data comemorativa, trás para dentro da escola e para cada criança, um pouco da realidade dos índios e das crianças indígenas: sua relação familiar, sua cultura, seu dialeto, suas atividades dentro da tribo, sua alimentação, seus brinquedos e brincadeiras, sua escola dentro da comunidade e a interação que os Curumins tem com a natureza e os animais.


Os alunos do Cera, dentro das atividades propostas pelo Projeto Dia do Índio, confeccionarão três brinquedos que fazem parte da nossa cultura e da realidade das nossas crianças e doarão para os curumins de uma comunidade indígena. Também desenvolverão três brincadeiras que serão levadas às crianças da mesma comunidade indígena. Na operacionalização desta atividade, o Cera contará com os Expedicionários da Saúde, uma organização brasileira sem fins lucrativos, criada em 2003, por um grupo de médicos voluntários que atende às comunidades indígenas de regiões isoladas.


Outro assunto que será trabalhado, ligado a este tema, são os animais ameaçados de extinção, como a Onça-Pintada, o Tucano do Bico Preto e a Arara Azul, encontrados nessas regiões indígenas.


As atividades da Semana Indígena serão desenvolvidas dentro deste cronograma:


11-04 – abordagem do tema, trazendo os assuntos para a roda da conversa e passando para as crianças toda a programação da semana;
12-04 – culinária e confecção do cocar e da tanga que serão usados na sexta-feira;
13-04 – palestra dos Expedicionários da Saúde ilustrada com fotos, vídeos e objetos confeccionados pelos índios;
14-04 – confecção dos brinquedos para os curumins;
15-04 – circuito do índio


Todos os assuntos do Projeto Dia do Índio serão trabalhados de forma lúdica, prazerosa e objetiva, permitindo a participação e troca de experiências entre as crianças, dentro d e fora da escola.

Leave a Reply