Corpo rígido ou molinho demais são sinais de atraso no desenvolvimento motor do bebê

junho 23, 2016

Normalmente, as crianças desenvolvem habilidades motoras da cabeça para baixo. Primeiro vem o controle da cabeça e, em seguida, o controle sobre a parte superior do corpo. O padrão típico de marcos motores, como se está segurando a cabeça, se já rola, em seguida, se fica sentado, puxando para cima, de pé, andando e escala. Pequenas habilidades motoras finas, como agarrar objetos, colocando blocos em um copo e rabiscos são marcos importantes também.

Atrasos no desenvolvimento físico ou atrasos motores primeiros são termos usados ​​para descrever quando as crianças não estão cumprindo metas físicas críticas nos primeiros meses e anos de vida – o quão bem e em breve eles se movem e interagem com seu ambiente. Estes atrasos podem ser um sinal de algo mais sério, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho sobre eles. Sinais de um desenvolvimento físico ou início de atraso motor:

– Atraso para rolar, sentar, ou ficar de pé
– Segura a cabeça e controla o pescoço
– Rigidez muscular
– Atraso na fala
– Dificuldade de deglutição
– Postura corporal molenga
– Falta de jeito
– Espasmos musculares

Preocupações comuns de pais sobre Desenvolvimento Físico Atrasado:

– Meu filho não parece estar crescendo do jeito que deveria.
– Meu filho parece muito rígido na forma como se move.
– Meu filho é fraco e mole como uma boneca de pano.
– Meu filho não corresponde às crianças da mesma idade quando jogam juntos.
– Meu filho parece se cansar muito rapidamente.

Se qualquer um dos itens das listas acima pode se encaixar ao seu filho, são sinais de alerta e preocupações. Às vezes, o desenvolvimento final é o sinal de uma condição de saúde. Estima-se que 400 mil bebês nascidos a cada ano nos Estados Unidos estão em risco de alguma forma de doença neuromuscular e um em cada 40 estão na verdade com um atraso motor.

Ao tentar detectar um atraso motor no início é necessário conhecer os sinais de desenvolvimento físico típico e atípico. A Academia Americana de Pediatria (AAP), criou uma ferramenta online para os pais chamado “atrasos no desenvolvimento físico: O que procuramos”. Esta ferramenta oferece uma experiência interativa para aprender mais sobre os atrasos físicos de desenvolvimento em crianças até 5 anos e pode servir como um guia se você tem a sensação de que algo está errado. Você também pode criar uma lista de itens para ajudar a iniciar uma conversa com o pediatra do seu filho.

Serviços de intervenção precoce incluem uma variedade de diferentes recursos e programas que fornecem apoio às famílias para promover o desenvolvimento de uma criança. Estes serviços são adaptados especificamente para atender às necessidades individuais de uma criança, e mais comumente incluem terapias pediátrica, ocupacional e da fala / terapia de linguagem.

– Se uma criança está atrasada em grandes habilidades motoras, tais como sentar ou caminhar, pode ser encaminhado para um fisioterapeuta.
– Se uma criança está tendo dificuldade para entender a linguagem, usar a linguagem, ou para engolir, pode ser visto por um fonoaudiólogo.
– Se a criança está tendo problemas com habilidades motoras finas, habilidades motoras visuais ou habilidades de vida independente, como alimentar-se, pegar objetos pequenos, ou abotoar suas roupas, pode ser encaminhado para um terapeuta ocupacional.

Se um diagnóstico específico é encontrado em sua criança, o pediatra pode ajudá-lo a conectar-se com grupos de apoio especiais e outros recursos para os pais em sua comunidade. No Brasil temos muitas dificuldades em ter organizações que deem conta disto, mas existem muitas APAES, AACDs etc.

Crianças de 0 à 6 anos – Aberto para crianças de outras escolas!
Programação Especial – Gincanas | Oficinas | Música | Dança
VAGAS LIMITADAS – Mais informações pelos telefones:
19 3289-0391 | 2121-8227
Rua Ângelo Vicentin, 167 Barão Geraldo – Campinas

Curso de FériasEscola Cera

Fonte

Como é o apetite do bebê?Mandão, birrento, apegado ou medroso: como é seu filho de dois anos?