Você lê para o seu filho?

março 12, 2020
Os bebês nascem com a grande maioria dos neurônios prontos. Mas essas células precisam se conectar, através de ligações conhecidas como sinapses, para que todo o sistema nervoso funcione com perfeição. Estas conexões neuronais são construídas ao longo do desenvolvimento infantil.
Apesar de ser possível que os cérebros adultos gerem novas células neuronais e crie novas sinapses, a chamada neuroplasticidade (a habilidade do sistema nervoso se adaptar a novas condições),  é durante a primeira infância que esta capacidade está com todo o potencial de desenvolvimento. 
Principalmente até os 6 anos de idade, os estímulos afetivos que a criança recebe promovem intensamente estas conexões.  A leitura pelos pais/cuidadores é uma das atividades que mais fortalecem e promovem a neuroplasticidade.
Principalmente até os 6 anos de idade, os estímulos afetivos que a criança recebe promovem intensamente as conexões entre os neurônios, essenciais para o adequado funcionamento de todo o sistema nervoso.

A partir de que idade devemos começar a ler para nossas crianças?

O bebê já possui a capacidade de escutar dentro do útero materno. Antes de nascer ele já está aprendendo, do seu jeito, a construir significados. Portanto, durante a gestação a mãe já deve ler em voz alta para seu filhinho.
Mas logo após o nascimento este processo de conexões neuronais atinge uma magnitude muito maior e o impacto da leitura é muito grande no desenvolvimento cognitivo da criança.

Como a leitura influencia no desenvolvimento cognitivo da criança?

A leitura é fundamental para a aquisição da linguagem, e consequentemente para a memória, estruturação mental de pensamentos, ideias e para a maior clareza de raciocínio. 
 
Um trabalho clássico da Universidade de Cambridge  mostrou que a frequência com que as crianças ouviam histórias em casa, quando tinham entre 1 e 3 anos de idade, estava diretamente  associada ao seu desempenho escolar futuro. As crianças que ouviram mais histórias quando bem pequenas tinham melhores notas nas avaliações de linguagem oral  (aos 5 anos) e na capacidade de compreender a leitura (aos 7 anos de idade). 
Outro estudo, este bem recente, mostrou, através de exame dinâmico de imagem cerebral, que em crianças pequenas ouvir histórias estava associado a ativação cerebral de áreas relacionadas a imagem mental e compreensão de narrativas. E quanto maior a quantidade de histórias que a criança ouvia em casa, maior essa ativação cerebral. 
Tão importante quanto o desenvolvimento da estrutura cerebral, ler estimula o pensamento mágico dos pequenos, o que é essencial para a formação da capacidade criativa.
A leitura, quando realizada de modo prazeroso e afetivo, fortalece o vínculo com pais e cuidadores, essa experiência  emocional é relacionada a  inúmeras vantagens para a estruturação da personalidade da criança.
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